ENSAIO DE ARRANCAMENTO DE CHUMBADOR ( GRAMPO)

May 15, 2018

Ensaio de arrancamento executado na obra da Autopista Fernão Dias, do Grupo Arteris. A carga de ensaio foi de 20 kN/m, em um chumbador teste de 3m ancorado e 1 m livre. Na primeira foto , vemos a foto geral do ensaio e na segunda, vemos os dados coletados , em tempo real, demonstrando a curva deslocamento x força de tração, na tela do microcomputador. 

Importante ensaio de avaliação , que realiza acréscimo de tensões sucessivas afim de verificar  a adesão do solo em relação a bainha. O critério para definir a quantidade de grampos a serem ensaiados não é normatizado, entretanto segundo manual da GeoRio recomenda-se que pelo menos sejamm realizados 2 ensaios, ou a condição de 1% dos grampos da obra.

 

O ensaio, segundo Clouterre (1991), pode ser distinguido entre preliminares (realizados antes do projeto), conformidade (durante o inicio da execução) e inspeção (durante a construção).

Essas avaliaçãoes são necessárias para verificação dos parâmetros do grampo, que caso não sejam suficientes os cálculos deverão ser retroalimentados.

Basicamente no ensaio é realizado uma força de tração no grampo, através de um macaco hidráulico, assim efetuando leitura direta dos seus deslocamentos.

Como pode ser visto a foto ao lado a montagem do sistema, compondo o macaco hidráulico, um sistema de aquisição de dados devido a imprecisão da leitura do sistema  e o extensômetro (com sistema de referência fixo e separado) no qual efetua as leituras que deverão estar estabilizadas.

 

Após a aquisição dos dados são avaliados as deformações ocorridas e se são admissíveis, como pode ser visto no gráfico logo abaixo em função da carga (kN) x deslocamento (mm)

 

 

 

 

 

 

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