Serviço de Contenção Solo grampeado

June 30, 2016

Neste trecho a rodovia apresentava 10 rupturas ao longo da estrutura de corte. Nas fotos abaixo, apresentamos apenas uma das rupturas e a execução da contenção.

Conforme pode-se ver inicialmente, ocorreu uma ruptura circular, provavelmente devido a saturação do material em períodos de chuva vinculados a reologia do material.

O maciço foi estabilizado através do serviço dos chumbadores, com posterior projeção de concreto via seca. Foram realizados DHP´s e barbacãs (drenos superficiais) para que não ocorra novamente problemas em relação a saturação do solo.

O chumbador é um elemento passivo de reforço inserido no solo de corte para absorção de tensões  de tração e cisalhamento.  Para verificação dos chumbadores foi realizado ensaio de arrancamento para analisar a adesão solo-grampo, e com isso verificar se os comprimentos são suficientes, assim como o diâmetro da bainha(área de contato) e questões voltadas a injeção.

Vale notar que o local é de difícil acesso devido sua altura, impossibilidade de acesso superior, assim dificultando os serviços de perfuração, injeção e projeção. Por essas dificuldades demonstradas, pode-se dizer que o solo grampeado é uma alternativa versátil, segura e econômica para obras de deslizamento.

o

 

 

Please reload

PROVA DE CARGA ESTÁTICA

December 4, 2018

ENSAIOS DE TRAÇÃO PARA FUNDAÇÕES DE TORRES DE TELEFONIA OU LINHAS DE TRANSMISSÃO.

December 4, 2018

1/15
Please reload

ENTRE EM CONTATO

São Paulo/SP - Brasil

(11) 3473.6162

gheos@gheos.com.br